Experiência do cliente: Como melhorar com dados?

5 de setembro de 2024
0 Comments

A experiência do cliente é o principal fator para a fidelização. Neste conteúdo, vamos discutir como apenas a análise de dados consegue, de fato, otimizar a experiência do seu cliente. 

Experiência do cliente: Como melhorar a jornada de compra do cliente com dados?

A experiência do cliente é o principal motivo para alguém se tornar fiel a sua empresa. Afinal, se a sua empresa consegue oferecer variedade de produtos, facilidade e agilidade em toda a jornada de compra, por que o cliente procuraria a concorrência?  

Entretanto, para proporcionar essa variedade, agilidade e facilidade, é necessário entender exatamente o que a maioria dos seus clientes precisam, já que cada cliente terá necessidades específicas, certo?

Dados oferecem personalização em escala

Agora que sabemos como fidelizar mais clientes, precisamos entender o que deve ser feito em nossa estratégia para alcançar essa fidelização. 

Quando falamos sobre dados, referimo-nos a informações sobre a jornada de compra, desde a chegada do cliente pelo marketing até a realização da compra.  

Essas informações surgem das interações que o cliente tem com o negócio. Por exemplo, se uma marca de detergente, comprada mensalmente para as prateleiras, não vende tanto quanto outras marcas, isso representa uma informação valiosa.

O fato de o cliente comprar ou não comprar, interagir ou não interagir, gera dados que você pode usar para otimizar a estratégia da sua empresa. Seguindo esse exemplo, talvez seja interessante aumentar a divulgação dessa marca ou parar de reabastecer o estoque com o produto.

O grande benefício dos dados é que eles se personalizam, já que resultam do acúmulo de milhares de interações que todos os clientes têm de forma escalável.

Experiência do cliente: Quais as vantagens de analisar dados?

Agora que você compreendeu que a melhor forma de fidelizar os clientes é por meio da experiência que eles têm e com a solução adequada, vamos abordar as vantagens de analisar dados, considerando as duas possibilidades mencionadas no exemplo anterior.  

É importante destacar que gerar e coletar esses dados não é o único passo; é fundamental analisá-los para chegar a uma conclusão ou obter um indicativo do que fazer.

Segmentação precisa

Como falamos anteriormente, sua empresa possui vários perfis de clientes que devem ser segmentados de forma precisa, para que a liderança possa entender os comportamentos e preferências de cada um.  

Com cada perfil segmentado, pode-se dividir esses grupos em diferentes subgrupos e se comunicar com cada um de maneira específica. Por exemplo, enviar descontos personalizados que ressoem melhor com cada um desses grupos.

Personalização em tempo real

De acordo com os dados em tempo real, é possível criar ofertas dinâmicas com base nas interações mais recentes de cada perfil de cliente.  

Isso é muito interessante porque, ao contrário da comunicação e do marketing mencionados anteriormente, a personalização em um nível mais avançado da jornada de compra, como no caso do marketplace, tende a ser mais específica para aquele cliente.  

O mesmo ocorrerá com todos os outros clientes, o que pode aumentar o ticket médio da sua empresa com apenas alguns ajustes.

Entender tendências em tempo real

Como falamos anteriormente, uma vez que automatizamos a geração de dados, você consegue obter informações em tempo real sobre os consumidores, como o aumento nas compras de um determinado produto, por exemplo.

Essas informações em tempo real ajudam a acompanhar se uma estratégia está funcionando e a determinar se é necessário ajustar algo para alcançar os melhores resultados possíveis.

Todos esses insights são essenciais para uma melhor decisão estratégica da liderança do seu supermercado e para otimizar a operação como um todo.

Maior eficiência operacional

Por fim, com melhores decisões por parte da liderança e uma leitura precisa de todos os seus clientes, sua empresa naturalmente terá maior eficiência operacional. Em outras palavras, isso significa a redução de atrasos e falhas em toda a jornada do cliente até a compra.  

Afinal, os dados impactam cada aspecto do seu negócio, melhorando os padrões de compra, operações logísticas, marketing, gestão do inventário e muito mais.

Experiência do cliente: Como gerar e analisar dados dos clientes?

Para gerar e analisar essas informações, é necessário ter um software ERP. Esse software é responsável por coletar todas as informações do seu negócio e armazená-las em um único lugar.  

Nosso ERP oferece inúmeras vantagens:

  • Controle administrativo completo sobre gestão de ofertas, promoções, compras, inventário e muito mais em um só lugar.
  • Segurança de ponta, com controle de usuários e suas permissões.
  • Dados unificados em todas as principais áreas da sua empresa.
  • Suporte diretamente com nosso time de especialistas.
  • Fácil de usar e treinar a equipe.

Clique aqui e agende uma demonstração, com isso você verá na prática como nossa solução vai mudar para sempre sua empresa para melhor.