Análise de dados em supermercados: Os principais desafios!

22 de agosto de 2024
0 Comments

A análise de dados em supermercados possui alguns desafios muito difíceis, mas neste conteúdo mostraremos como superar cada um deles. 

Além disso, vamos falar sobre uma ferramenta que certamente vai revolucionar o seu supermercado. Este conteúdo está recheado de informações precisas; por isso, é muito importante que você, supermercadista, leia até o final.

Análise de dados em supermercados: Quais são os desafios?

O primeiro passo para solucionar um problema é entender quais são, não é verdade? O primeiro tópico do nosso conteúdo não poderia ser diferente, pois é necessário entender todos os desafios para que você possa se preparar para os mais prováveis.

Essa lista é fundamental porque, mesmo que sejam prováveis, seu negócio pode não ter enfrentado esses desafios ainda.

Falta de visibilidade de dados

Você, supermercadista, sabe que existe uma infinidade de dados que o seu negócio produz todos os dias, não é verdade? Estamos falando de vendas, estoque, compras e logística. Todas essas informações são essenciais para prever padrões em cada área.

Essa tarefa complexa pode até desencorajar os supermercadistas, que, por vezes, não a realizam. Por isso, esse desafio gera diversos outros desafios.

Dificuldade em gerar relatórios precisos

A geração manual de relatórios para cada área do seu negócio é um processo demorado e muitas vezes propenso a erros. Afinal, estamos lidando com diversos dados que, quando unidos, podem conter erros e comprometer todo o relatório.

Além disso, é necessário considerar que relatórios manuais ficam desatualizados rapidamente, pois, como mencionamos anteriormente, um supermercado gera diversos dados todos os dias. 

Processo de tomada de decisão difícil

Você, empreendedor e gestor, sabe que tomar uma decisão estratégica é muito difícil, não é verdade? Afinal, sempre queremos alcançar o melhor resultado para nosso negócio. 

Porém, quando tornamos essa decisão ainda mais difícil ao lidar com diversas informações para coletar, informações incompletas, desatualizadas ou pouco organizadas, a decisão fica ainda mais complicada e lenta.

A grande realidade é que o setor supermercadista é extremamente competitivo e dinâmico. Isso significa que é praticamente inaceitável tomar uma decisão estratégica de forma lenta e com pouca informação, como mencionamos anteriormente, pois isso pode afetar de forma vital seu negócio.

Análise de dados em supermercados: Como superar esses desafios?

Agora que você conhece os principais desafios, podemos falar de duas soluções que os resolvem e muitos outros.

Implementação de um sistema de gestão robusto

Um ERP é um software de gestão total para sua empresa. Com esse tipo de software, é possível centralizar todos os dados da sua empresa em todas as áreas, proporcionando uma visão unificada e holística do seu negócio e operações.

Quando falamos de um software ERP, estamos nos referindo a um sistema capaz de gerar automaticamente relatórios precisos e atualizados em tempo real. Dessa forma, a tomada de decisão se torna muito mais simples e abrangente, considerando todos os aspectos do mercado.

Além disso, uma ferramenta robusta como essa consegue identificar padrões de consumo e oportunidades para otimização.

Investimento em capacidade e treinamento

A segunda solução fundamental é o investimento em treinamento e capacitação dos colaboradores da sua empresa. 

Treinamentos completos para toda a equipe devem ser realizados regularmente para garantir o melhor atendimento ao cliente e eficiência operacional.

Afinal, não basta apenas identificar as áreas que podem ser melhoradas; é necessário tomar decisões estratégicas e mudar internamente o funcionamento do supermercado para alcançar maior eficiência.

Outro fator crucial que o treinamento oferece é a promoção de uma cultura que valoriza a análise de dados e a inovação. 

Em certos casos, é interessante mostrar a importância dessas informações e os motivos dos treinamentos, para que cada colaborador tenha essa consciência e se engaje no processo.

Análise de dados em supermercados: Qual ERP escolher?

A melhor escolha para seu supermercado é o sistema de gestão da HUB SOFTWARES, onde sua empresa terá uma visão completa dos setores principais do supermercado e nosso software possui certas vantagens como:

  • Análise de compras.
  • Dados unificados em todas as principais áreas do seu supermercado.
  • Módulo de classificação fiscal.
  • Suporte diretamente ao nosso time de especialistas.

O melhor é que você pode ver tudo isso na prática, porque é possível agendar uma demonstração agora mesmo. 

Clique aqui e conheça mais sobre cada um das soluções no nosso sistema ou fale com um dos nossos especialistas pelo WhatsApp. Atenderemos você o mais rápido possível.