Como o ERP pode ajudar você a vender mais na Black Friday
Um sistema de gestão moderno, e atualizado traz grandes vantagens para seu e-commerce e para as lojas físicas durante uma das principais datas promocionais do varejo: Black Friday.
A Black Friday se firmou como a principal data do e-commerce e uma das maiores datas de vendas do varejo brasileiro. Nos últimos anos, devido à pandemia e às mudanças nas tendências de consumo, o comércio eletrônico experimentou um crescimento significativo. Em 2021, as vendas alcançaram R$ 4,2 bilhões, um aumento de 5% em relação a 2020, porém em 2022 houve uma queda de 22,5% no faturamento e 17,4% no número de pedidos, segundo pesquisa da Neotrust.
Para 2023, espera-se uma recuperação nas vendas, mas é importante que as lojas virtuais mantenham boa reputação, pois o cliente atual é mais comparativo e a interação com a marca é crucial para o sucesso na Black Friday. Quem sair do óbvio conseguirá melhores resultados.
Vá além do lugar comum
Quando se fala em Black Friday, o foco costuma estar na agilidade das promoções, na personalização do relacionamento com o cliente e na necessidade de contar com uma logística de alto nível para dar conta do intenso volume de pedidos ao longo de todo o mês.
Com tantas mudanças dos últimos anos, é importante estar atento a diversas modalidades de entrega, como por exemplo, “ship from store”, que permite entregar os produtos mais rapidamente, a um custo (e valor de frete) menor, e “clique e retire”, em que o cliente faz o pedido online parar retirar na loja física.
Para incorporar essas modalidades, o varejo precisa mudar seus processos, investir em tecnologia e acelerar a integração de seus sistemas. É nesse momento que contar com um sistema ERP eficiente na Black Friday faz toda a diferença.
Por que um sistema ERP faz toda a diferença na Black Friday?
Um bom sistema de gestão de varejo faz com que o sucesso na Black Friday fique mais acessível. Isso porque um ERP dinâmico e inovador traz uma série de vantagens para o dia a dia nas operações de e-commerce, CRM, logística, finanças, gerenciamento e contabilidade. Entre essas vantagens estão:
1. Agilidade nos processos
Automatizar os processos operacionais traz muito mais velocidade, eficiência e agilidade aos negócios. Da emissão de notas fiscais aos cálculos automáticos de alíquotas e impostos, o uso de um ERP permite economizar tempo e esforço em atividades repetitivas, além de eliminar erros.
2. Controle de estoque
Para vender, é preciso ter o produto em estoque. E controlar o estoque de cada SKU, em cada ponto de venda, site e Centro de Distribuição, é essencial para garantir que o cliente sempre consiga encontrar o que procura. O controle de estoque também é essencial para evitar perdas e para tomar decisões importantes sobre promoções. Com um ERP que ajuda na gestão das entradas e saídas, suas lojas e seu e-commerce podem vender ainda mais.
3. Aumento de produtividade
A Black Friday é um período de atividades intensas. É natural, então, que sua equipe fique sobrecarregada. O investimento em ferramentas de aumento de produtividade é uma maneira de ao mesmo tempo, reduzir o stress com atividades cotidianas, liberar mais tempo e energia para ações que tragam benefícios diretos para o negócio e estimular a inovação do negócio.
É uma questão de só conseguir fazer o sofisticado depois de resolver o básico: se a sua equipe precisa lidar o tempo todo com tarefas manuais, não conseguirá ter energia para pensar fora da caixa e aumentar os resultados do negócio.
4. Análise e gestão de resultados
Durante a temporada de Black Friday, e depois da data promocional de vendas, é importante analisar os resultados, verificar o desempenho das lojas e do e-commerce, entender os erros e acertos e planejar as próximas ações. Lojistas que possuem um sistema de gestão com relatórios sobre as principais informações do negócio têm mais controle, sabem onde atuar para corrigir erros de rota e identificam rapidamente novas oportunidades de venda.
Por tudo isso, contar com um ERP que facilite a rotina dos negócios e acelere a coleta, análise e transmissão de informações é essencial para aumentar as vendas durante e após a Black Friday.
A HUB SOFTWARES é o mais completo e flexível ERP para e-commerce do mercado. Ele permite que empresas operem lojas físicas, e-commerce, marketplace, televendas, mobile commerce, franquias, representantes comerciais, catálogos e vendas pelas redes sociais, facilitando os processos comerciais e dando muito mais agilidade a negócios de todos os tamanhos.
Se você busca um ERP que elimina processos engessados, moderniza as operações do seu negócio, melhora seu relacionamento com o cliente e aumenta as suas vendas, a HUB SOFTWARES pode ser a solução para o seu varejo.
Fale com a gente e saiba mais!