E-commerce está em crescimento há dez anos
Número de lojas virtuais vem crescendo desde 2014, aponta pesquisa, e o e-commerce ganhou consumidores durante a pandemia.
Em pesquisa recente, a BigDataCorp mostrou o aquecimento do setor de e-commerce no Brasil. O “Perfil do Ecommerce Brasileiro 2023” apontou que o número de sites está em crescimento há dez anos e aumentou de 21.042.257 em 2022 para 23.859.725 em 2023.
O e-commerce cresceu, segundo a pesquisa, mais de 20% desde 2014. O número de lojas virtuais aumentou de 1.640.076 em 2022 para 1.911.164 em 2023. Outro dado indicativo do aquecimento do setor é o aumento do número de e-commerces que não tem loja física, apenas a on-line: de 81,16% em 2022 para 83,46% em 2023.
Danilo Angelini, consultor de e-commerce da Calçados Laroche, aponta que antes da pandemia, o e-commerce já vinha em uma trajetória de crescimento consistente, impulsionado pela digitalização dos negócios e pela maior confiança dos consumidores nas compras on-line. “Com a chegada da pandemia em 2020, o e-commerce experimentou um crescimento sem precedentes e a tendência é que o setor continue em expansão, impulsionado por inovações tecnológicas e pela consolidação do hábito de comprar on-line entre os brasileiros”.
Ele ainda acrescenta usando um exemplo de como a necessidade virou uma oportunidade para os lojistas. “Antes da pandemia alguns consumidores tinham receio de comprar online, nos calçados masculinos por exemplo, sempre existiu uma desconfiança quanto a numeração correta dos modelos. Quando apenas as lojas online estavam operando, pudemos perceber os clientes se permitindo confiar nas compras online”.