TEF obrigatório no RS: saiba como garantir que seu negócio esteja pronto

29 de agosto de 2024
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No estado do Rio Grande do Sul, o uso do TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) se tornou uma exigência a partir de janeiro de 2024 para empresas que tem inscrição estadual e que vendem ao consumidor final.

Essa mudança segue os ajustes relacionados à inclusão de informações de pagamentos eletrônicos nas notas fiscais de consumidor eletrônicas (NFC-e).

O Que é TEF?

O TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) é uma solução que realiza transações de pagamento por meios eletrônicos, como cartões de crédito, débito e pix. 

Você já usa TEF como cliente no seu dia a dia: na prática, é utilizado por meio das conhecidas “maquininhas” de cartão, que são conectadas a computadores ou sistemas de vendas.

Isso permite a transação ser iniciada automaticamente sem a necessidade de inserção manual do valor pelo operador. 

Para simplificar, podemos dizer que é a “maquininha” de cartão conectada ao seu computador e integrada com o seu sistema de vendas. 

Benefícios de usar o TEF no seu negócio:

Por ser uma solução integrada o TEF traz alguns benefícios como: 

  • Redução de erros; 
  • Mais agilidade no atendimento; 
  • Maior segurança; 
  • Controle financeiro eficiente. 

Dessa forma, a obrigatoriedade TEF no RS acaba “forçando” a digitalização e melhoria nos processos das empresas. 

O que terei que mudar no meu negócio?

Quando o pagamento da operação for realizado por meio eletrônico (cartão de crédito ou débito, PIX, etc.), é obrigatório vincular o comprovante de pagamento ao documento fiscal (NF-e ou NFC-e). 

Para isso, o sistema de pagamentos utilizado deverá gerar um código de identificação da transação, que será incluído tanto no comprovante de pagamento quanto no documento fiscal. 

Ou seja, na emissão da NFC-e do pedido pago no cartão, o seu sistema deverá informar os códigos da transação. E para que isso seja possível seu sistema deverá oferecer a integração TEF.

Os Sistemas da HUB SOFTWARES possuem solução TEF integrada para que seja feita a emissão da NFC-e em conformidade com esse novo decreto. 

Por que escolher a HUB SOFTWARES?

A HUB SOFTWARES se destaca por sua facilidade de uso, integração com outras ferramentas e suporte técnico especializado. Ela oferece:

  1. Integração Total: Facilita a emissão de NFC-e, integrando-se com seu sistema de gestão de vendas e estoque.
  2. Conformidade Fiscal: Assegura que seu negócio esteja sempre em dia com as obrigações fiscais.
  3. Suporte Especializado: Uma equipe pronta para auxiliar na implementação e no dia a dia operacional.

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