5 Dicas Únicas para Destacar a sua Loja no Mercado
Como a sua loja pode se destacar no Mercado? Aliás, você sabe como se destacar na visão do consumidor (que é o que realmente importa)?
No artigo de hoje, desdobramos sobre alguns elementos essenciais para você começar a incorporar na sua empresa e mudar o seu mindset (mentalidade). Afinal, traremos dicas valiosas sobre as tendências do Mercado para as marcas.
Uma Marca assertiva é uma Marca autêntica
Não é fácil sermos assertivos de primeira no Mercado (sinceramente, às vezes nem na segunda ou terceira tentativa). Mas sempre buscamos ter algo que nos faça se destacar na concorrência. O que muitos já fazem, damos o nosso jeitinho de fazer diferente.
Se você pensa desta forma, então meus parabéns: você está em busca da autenticidade. A autenticidade está ligada de maneira intrínseca na forma como você é visto pelo consumidor. Como a sua marca se destaca e busca entregar algo além do que o consumidor procura.
Quando somos autênticos com assertividade. Ou seja, entendemos o que o nosso cliente quer e o impressionamos com o modelo que entregamos nosso produto ou serviço, é então que começamos a andar no caminho da assertividade. Criamos um alinhamento entre as expectativas do nosso cliente (que muitas das vezes está influenciado pela visão que este tem dos concorrentes) com a sua entrega!
Se você conseguir entender isso e implementar com maestria, você já está a pelo menos 3 passo à frente da concorrência.
Uma boa Marca cria comunidade
Você já deve ter ouvido falar das grandes comunidades que algumas marcas acabam formando ou influenciando, não é?! Caso não tenha ouvido, é interessante se atentar a isso.
As comunidades de marcas são essenciais para a geração presente, mesmo na época de nossos pais ter um grupo (uma “tribo”) era quase que vital para você se sentir pertencente socialmente. Hoje não é diferente. As marcas conseguiram trazer isso, criar grupos que inclusive possuem estereótipos. Ao falar disso, podem vir vários nomes na sua mente, como Apple, Nike, Adidas, Louis Vuitton e tantas outras…
Quando uma marca é reconhecida por uma comunidade forte, ela naturalmente ganha notoriedade. Será a sua comunidade que estimulará a sensação de conexão profunda e pertencimento a sua Marca.
Uma Marca de destaque sabe o que o cliente quer
Sabe como se cria uma comunidade? Um dos pontos essenciais nós já falamos aqui: a autenticidade. Ela é essencial para você promover ações que fujam da tradicionalidade e inspire seu cliente.
Algo tão essencial quanto a autenticidade na criação de comunidade é o que a WGSN vai chamar de “escuta social”. Ela é essencial e servirá como uma ferramenta para entender os anseios e os almejos dos seus clientes. Isso porque, te ajudará a identificar o que a sua comunidade quer e com isso suas ações serão mais assertivas.
Então, atente-se sempre às necessidades do seu cliente, entenda o que ele busca em ti e na concorrência. Assim você estará mais perto do destaque que tanto busca.
Uma Marca que valoriza a cultura digital
Entender o que o cliente quer pode ser um desafio. Mas a era digital está trazendo diferentes transformações no comportamento do consumidor e inclusive influenciando o que ele consome e consumirá. Segundo o artigo “Oportunidades para indústria da moda 2024” da WGSN, há grande evidências da “queda da influência da cultura pop eurocêntrica em todo mundo, sendo esta substituída pelo gosto local impulsionada pela viralização da cultura digital, principalmente entre jovens”.
Isso dá espaço ao que chamamos de hiperlocalismo, o aumento da produção local e a valorização disso. Está mais próximo da Marca, valorizar mais o que o seu cliente identifica como pertencente e é aqui que você pode ter uma grande oportunidade de destaque.
A tendência de Friendshoring no Mundo
Há muitos fatores que estão convergindo para tudo que desdobramos neste artigo e grandes lojas estão adotando isso. Pode até parecer coisas simples ou você pode encarar como algo muito trabalhoso, mas a verdade é que independente disso, o Mercado não para, ele exige a nossa adaptação como empreendedores e nossos clientes exigem cada vez mais.
A 5º e última dica de hoje é justamente um posicionamento que já está sendo tendência, à ampliação dos canais de vendas e de abastecimento de estoque. A logística aqui é muito importante, a Shein inclusive já está implantando grandes postos aqui no Brasil para atender com mais rapidez e eficiência seus clientes.
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