Qual é a importância de gerar corretamente o SPED?

19 de junho de 2022
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O SPED é o Sistema Público de Escrituração Digital, foi implementado às empresas há cerca de dez anos. Desde já, vem sendo adicionados novos módulos e funcionalidades à sua plataforma. Pensando nisso, preparamos este conteúdo para que você saiba o que é SPED, quais são os seus tipos e qual é a importância de gerá-lo corretamente. Confira!

O que é SPED?

O Sistema Público de Escrituração Digital foi instituído em 2007 por meio do Decreto 6.022/2007, visando unificar diversas operações jurí­dicas, fiscais e contábeis de empreendedores e pessoas jurídicas.

Essa unificação ocorre por meio de um fluxo informatizado e online, onde ocorre a troca de informações entre as empresas e a Receita Federal Brasileira (RFB).

Dessa maneira, o SPED é uma solução digital segura que oficializa documentos digitais, padronizando essas operações e tornando-as legais.

Quais são os tipos de SPED?

Apesar de receber constantemente mudanças, ajustes e implementaçõesl, existem quatro principais tipos de SPED. Conheça-os abaixo.

SPED fiscal

O SPED fiscal é o ambiente digital para o fornecimento de obrigação acessórias, informando todos os dados sobre movimentações contábeis da empresa.

Ele se aplica às empresas contribuintes do IPI e ICMS. No entanto, existem algumas exceções. Por isso, o ideal é verificar com a contabilidade da instituição se esse SPED é devido ou não à empresa. Em caso afirmativo, em vez de enviar os livros de entradas e saí­das para a apuração de impostos, é repassado à Escrituração Fiscal Digital (EFD).

SPED contábil

Com o SPED contábil é possí­vel realizar a escrituração contábil relacionada à empresa. Para fazé-lo é necessário verificar os prazos e procedimentos. Após a sua emissão, é possível obter um comprovante do processo.

Esse SPED, normalmente, é utilizado por empresas que não se enquadram no Simples Nacional e optam por trabalhar com o lucro real em vez de presumido.

Na transmissão do SPED contábil é entregue um único documento que substitui papeladas, como:

  • Livros Diário,
  • Razão,
  • Balancetes, 
  • Auxiliares.

Nota fiscal

As notas fiscais eletrônicas ou notas fiscais de serviços eletrônicas também encaixam-se como tipos de SPED, sendo uma versão digital da tradicional nota fiscal de papel conhecida e utilizada anteriormente, facilitando a comunicação entre as empresas e os órgãos competentes.

Aémm disso, a sua utilização aumenta o controle sobre a arrecadação do Imposto Sobre Servços (ISS). 

EFD Contribuição

O EFD Contribuições é o módulo do SPED que substitui o documento Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais (DACON), na escrituração fiscal da contribuição ligada ao PIS/PASEP, Cofins e recolhimento previdenciário. 

3 Dicas para facilitar a geração de SPED Contribuições e obrigações fiscais

Os SPEDs proporcionam muita facilidade nas rotinas fiscais e contábeis. No entanto, é necessária muita atenção para que nada saia errado gerando multas e ônus.
Para isso, selecionamos três dicas que podem facilitar a geração dos seus SPEDs. Confira!

Seja organizado

Ser organizado é essencial em meio a tantas obrigações contábeis e fiscais. Assim, você não deixará acumular a documentação nem perderá os prazos.

Conte com um bom sistema de gestão

Com um sistema de gestão eficiente e inteligente, é possível baixar os arquivos XML da empresa de maneira automática, facilitando a emissão de SPEDs e auditorias quando necessárias.

Além disso, alguns softwares armazenam as notas fiscais de forma otimizada e auxiliam na sua emissão.

Tenha um contador confiável

Uma terceira dica é ter uma contabilidade que se possa confiar. Dessa maneira, a empresa estará segura, confiando que o contador não deixará que nada passe despercebido ou, ao menos, minimizando a incidência e os impactos de possí­veis erros.

Além disso, um contador confiável sempre está atento às mudanças m sistemas, processos ou legislações.

Qual é a importância de gerar corretamente as guias do Sistema Público de Escrituração Digital?

Visto que o principal objetivo do SPED é promover a integração dos fiscos, por meio da padronização e compartilhamento das informações, é essencial que as guias sejam geradas corretamente, evitando transtornos de ratificações ou multas.

Além disso, ao emitir corretamente os SPEDs, sua empresa promove:

  • Redução de custos com a emissão e o armazenamento de documentos em papel;
  • Uniformização de informações,
  • Redução de erros,
  • Otimização de tempo,
  • Fortalecimento do controle e da fiscalização,
  • Agilidade no acesso de informações,
  • Redução de custos administrativos,
  • Melhorias na qualidade das informações,
  • Possibilidade de cruzamento de dados entre os setores contábeis e fiscais,
  • Disponibilidade de cópias autênticas de documentações,
  • Combate a sonegação.

Dessa maneira, os vários tipos de SPED auxiliam na produtividade dos contadores e na assertividade dos dados empresariais.

Por isso, ao escolher um software de alto ní­vel para o registro das movimentações da sua empresa, poderá, ao mesmo tempo, estar aperfeiçoando diversos outros processos. Caso deseje saber de quais outras formas um sistema empresarial inteligente pode lhe beneficiar, entre em contato conosco!